Bem-vindo ao LABTCs
Governança Interna

GESTÃO DE PROCESSOS

Domicílio Eletrônico de Contas (DEC)

O DEC permite protocolar documentos, peticionar, visualizar os autos de processos, atualizar dados pessoais, receber e responder notificações, e outros serviços. É acessível a gestores, advogados, servidores públicos, aposentados e cidadãos em geral.

TribunalTCE-AM
IndicadorQATC 03
4 de julho de 2025 às 08:00Atualizado há 3 semanas
Imagem de fundo do player

Identificação

a. Tribunal de Contas

Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

b. Presidente

Conselheira Yara Amazonia Lins Rodrigues Dos Santos

c. Unidade responsável

Diretoria de Projetos e Inovação em Tecnologia da Informação (DIPROJ)

Sobre a Boa Prática

a. Título da prática

Domicílio Eletrônico de Contas (DEC)

b. Indicador do MMD-TC a que se vincula

QATC 03 - ESTRATÉGIA

c. Domínio

Governança Interna

d. Descrição

i. Objetivos

O DEC agiliza o recebimento de documentos, melhora a gestão das comunicações processuais, controla prazos para respostas, e permite comunicações avulsas. Isso aumenta a eficiência processual e reduz atrasos, beneficiando todos os envolvidos.

ii. Metodologia adotada

Foram realizadas diversas rodadas de reuniões para coleta/especificação de requisitos e delimitação de escopo junto aos setores técnicos. A implementação do projeto foi dividida em cinco fases.

iii. Tecnologias empregadas

Softwares

iv. Tempo da prática no Tribunal

18 meses (Portaria nº 939/2022-GPDRH - Regulamenta o protocolo e a comunicação eletrônica de atos processuais no âmbito do Tribunal de Contas do Estado Amazonas, a serem realizados por meio do Domicílio Eletrônico de Contas e dá outras providências).

v. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais?

Houve compartilhamento das ideias com o TCE-TO e TCE-RO por meio de reuniões on-line.

Sobre o Desenvolvimento, a Implantação e a Implementação

a. Setores envolvidos no desenvolvimento

Presidência, Sec. de Tecnologia da Informação (SETIN), Sec. Geral de Controle Externo (SECEX), Dir. de Projetos e Inovação em TI (DIPROJ), Dir. da Consultoria Técnica (Consultec), Dep. de Autuação, Estrutura e Distribuição Processual (DEAP) e outros.

b. Pessoas envolvidas no desenvolvimento

Sec. de Tecnologia da Informação (SETIN), Sec. Geral de Controle Externo (SECEX), Dir. de Projetos e Inovação em TI (DIPROJ), Dir. da Consultoria Técnica (Consultec), Dep. de Autuação, Estrutura e Distribuição Processual (DEAP) e outros.

c. Pessoas envolvidas na implantação e na implementação

Diretoria de Projetos e Inovação em TI (DIPROJ), Departamento de Autuação, Estrutura e Distribuição Processual (DEAP), Diretoria de Operações em Tecnologia da Informação (DIOTI).

d. Conhecimentos necessários

Linguagem de programação Java e outros diversos frameworks acessórios utilizados no backend e frontend da solução.

e. Houve compartilhamento com outros TCs? Quais?

1. Lançamento e adesão dos usuários; 2. Notificações e respostas como limite o cadastramento inicial; 3. Oficialização e notificação de PJ; 4. Notificações fora de processo e disponibilização para órgãos de controle; 5. Aplicativo para smartphone.

f. Tempo para o desenvolvimento, implantação e implementação

Fase 1: 9 meses do início; Fase 2: +5 meses; Fase 3: +4 meses; Fase 4.1: +4 meses; Fase 4.2: +4 meses.

g. Custo para o desenvolvimento, a implantação e a implementação

0

h. Problemas enfrentados para o desenvolvimento, implantação e implementação

Internamente, houve resistência inicial devido à cultura de comunicações em papel e infraestrutura deficiente no Estado. Externamente, ocorreu demora na habilitação dos usuários na plataforma.

i. Pontos críticos x soluções

Base de dados de PF e PJ necessitando de higienização. Interessados nos processos desatualizados: as informações são corrigidas caso a caso. Baixa adesão inicial à plataforma: foram adicionadas restrições para o envio das Prestações de Contas Anuais.

Mensuração dos Resultados

a. Resultados esperados

Redução do tempo para efetivação das comunicações; melhoria do gerenciamento das comunicações emitidas, incluindo contagem de prazos; maior entrada de documentos em formato já digital no protocolo; alta adesão dos jurisdicionados e outros interessados.

b. Resultados alcançados

100% dos órgãos habilitados; 6 mil usuários habilitados; 100mil acessos; 98% dos protocolos chegam já em formato eletrônico; 74% das comunicações são eletrônicas; 3 dias em média para ciência das comunicações; acompanhamento das comunicações pelo Spede.

c. Lições aprendidas

Servidores e jurisdicionados perceberam maior celeridade e segurança nos processos com a nova solução, graças às otimizações e avisos automáticos. Apesar da resistência inicial, a colaboração entre os stakeholders aprimorou as atividades do Tribunal.

Recomendações para implementação por outros Tribunais

O projeto deve ter apoio direto da presidência e da alta direção; Realizar sensibilização junto às unidades administrativas que farão uso da solução; Sensibilização junto aos jurisdicionados e aos escritórios de advocacia que atuem em processos na Corte.
Compartilhe
S
Saulo Coelho Lima
Tribunal de Contas

Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

Unidade responsável

Diretoria de Projetos e Inovação em Tecnologia da Informação (DIPROJ)

Domicílio Eletrônico de Contas (DEC) | LABTCs