Plataforma nacional de Boas Práticas é tema de apresentação no IV CITC

Durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), o auditor de controle externo do TCMSP, Lívio Fornazieri, apresentou a experiência do 3º Laboratório de Boas Práticas, realizado na cidade de São Paulo, e o novo portal labtcs.com.br, ambiente digital que reúne soluções desenvolvidas pelos Tribunais de Contas de todo o país. A atividade ocorreu no estande da Atricon e integrou a programação do Congresso, reforçando a relevância do tema para o Sistema de Controle Externo.
A apresentação atraiu servidores de diferentes Tribunais interessados em conhecer o funcionamento da plataforma e compreender como iniciativas bem-sucedidas podem ser compartilhadas e replicadas nacionalmente. Ao demonstrar as principais funcionalidades do site, Lívio destacou que o objetivo central do portal é facilitar o intercâmbio entre equipes técnicas, ampliar a visibilidade das soluções já adotadas e fortalecer a cultura de colaboração entre as Cortes de Contas.
“No portal a ideia é ter, não apenas boas práticas relacionadas ao ciclo de aplicação do marco de medição de desempenho, mas sim ter a divulgação de Boas Práticas a qualquer momento e de vários temas diferentes”, reforçou Livio.
O encontro também foi um espaço para ouvir sugestões e esclarecer dúvidas dos participantes, permitindo aprimoramentos futuros e fortalecendo o sentido de comunidade entre os profissionais que atuam na área de fiscalização e controle.
A iniciativa, construída de forma coletiva e alinhada às diretrizes de governança da Atricon, evidencia o compromisso contínuo dos Tribunais de Contas com a inovação e com a melhoria dos serviços prestados à sociedade.
Sobre o IV CITC
Com o tema “Tribunais de Contas: República, Democracia, Governança e Sustentabilidade”, o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas ocorreu entre os dias 2 e 5 de dezembro, no CentroSul, em Florianópolis. O evento é uma realização da Atricon, TCE/SC, Instituto Rui Barbosa (IRB), CNPTC, Abracom e Audicon.
A quarta edição contou com a parceria do Governo do Estado de Santa Catarina, da Prefeitura de Florianópolis, da Prefeitura de Blumenau, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e do Grupo Baía Sul. O Congresso teve patrocínio de: Aegea, BID, BRDE, Celesc, Codemge, Cemig, CFA, CFC, CNI, FIESC, Sebrae, TechBiz, ABDI, BNDES, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Ministério da Fazenda.
Reunindo especialistas, gestores, auditores, acadêmicos e representantes de instituições nacionais e internacionais, o IV CITC é hoje o maior encontro do Sistema de Controle Externo, consolidando debates estratégicos sobre o papel dos Tribunais de Contas na construção de políticas públicas mais transparentes, eficientes e orientadas ao interesse público.
Texto: Joyce Murasaki - TCMSP
